Por Lucas Finoti

Para convencer um consumidor a comprar um smartphone, as empresas geralmente apresentam os benefícios funcionais do aparelho (qualidade da câmera, processamento interno e sistema operacional) enquanto benefícios subjetivos tendem a ser ignorados. No entanto, um estudo recente comprovou que os smartphones oferecem importantes benefícios psicológicos aos consumidores, que poderiam ser explorados no desenvolvimento da proposta de valor desses produtos. 

Os pesquisadores descobriram que o smartphone é um item importante para o alívio do estresse, pois o consumidor considera o aparelho uma “presença tranquilizadora” no dia-a-dia. A utilização do smartphone induz um conforto psicológico para o consumidor, pois: (a) o smartphone está sempre com o usuário, (b) é um item pessoal que possibilita personalização e (c) oferece um grande senso de privacidade, pois somente o usuário pode ter acesso ao conteúdo exposto na tela. 

Esses fatores em conjunto ajudam a explicar a grande conexão que as pessoas têm com seus smartphones e evidenciam uma oportunidade de mudança nos anúncios desse tipo de produto, para criar diferenciação em relação às ofertas funcionais presentes no mercado. 

Fonte: Fonte: Melumad, S., & Pham, M. T. (2020). The smartphone as a pacifying technology. Journal of Consumer Research, 47 (2), 237-255.