Por Paulo Gomes

#propaganda #comunicação #comportamento

Grande parte dos anúncios mostra uma pessoa apoiando o produto ou serviço anunciado. Desde a prestação de serviços simples e cotidianos, como a entrega de um lanche, até a venda de produtos de luxo, como joias e roupas, é comum vermos uma pessoa utilizando ou demonstrando o produto ou serviço. 

Mas um pouco mais despercebido que isto são as expressões e representações faciais das pessoas nestes anúncios. Pesquisadores identificaram que os consumidores tendem a associar as expressões faciais sérias e austeras com homens, dando a ideia de conquistas e cumprimentos de objetivos. 

Enquanto as expressões mais brandas e suaves são associadas com mulheres, passando a noção de acolhimento e cuidados. Porém, se  essas expectativas forem quebradas com um anúncio de uma mulher séria e as marcas não são conhecidas, isso resultará no aumento das intenções de compra. Isso acontece pois os consumidores entendem que contrariar estas expectativas é um sinal de status social elevado, que se estende para o produto, tornando-o mais desejável. 

Isto pode ajudar no posicionamento da empresa a partir das expressões dos modelos que representam os produtos nos anúncios, aumentando as vendas para aquele segmento. 
Chen, Y., & Wyer, R. S. (2020). The effects of endorsers’ facial expressions on status perceptions and purchase intentions. International Journal of Research in Marketing, 37(2), 371–385. https://doi.org/10.1016/j.ijresmar.2019.10.002