Por Karen Batista

Você já sentiu uma vontade repentina de comprar aquele sapato que é a sua cara ao vê-lo na vitrine da loja? A esse comportamento damos o nome de compras por impulso. Esse comportamento é comum principalmente naquelas pessoas que já possuem em sua personalidade características de impulsividade.

Mas, além disso, o que mais pode influenciar esse tipo de comportamento? Pesquisadores descobriram que a propaganda do produto e a redução do preço são mais eficazes do que investimentos no ambiente da loja ou na exposição das mercadorias para influenciar compras por impulso. Anúncios de descontos que chamem a atenção dos consumidores podem ter maior influência na compra por impulso do que investir no design e decoração da loja.

Por isso, quando objetivo é fazer as pessoas comprarem por impulso, é melhor investir em promoções de preço e campanhas publicitárias do produto do que no ambiente. Mas é importante ter em mente que a compra por impulso é menos eficaz em produtos com preços mais altos. Portanto, se o seu produto é caro, não é uma boa estratégia reduzir o preço a fim de estimular esse comportamento.


Fonte: Iyer, G.R., Blut, M., Xiao, S.H., & Grewal, D. (2020). Impulse buying: a meta-analytic review. Journal of the Academy of Marketing Science, 48, 384–404