Por Demétrio Mendonça

Devo economizar para a aposentadoria? Investir em seguros de longo prazo é uma alternativa? Muitas decisões desse tipo são baseadas em quanto as pessoas esperam viver dadas as condições de vida que temos. 

Pesquisadores mostraram recentemente que a expectativa de vida leva em conta uma combinação entre o ambiente da infância, no qual o indivíduo passou parte de sua existência, com as condições do ambiente atual em que vive. O estudo mostra que crescer em um ambiente farto, com mais oportunidades e prosperidade, associa-se a uma expectativa de vida mais longa, ao passo que crescer mais pobre, sem grandes oportunidades, leva o indivíduo a esperar uma vida mais curta. Ainda assim, quando o ambiente atual é estressante (ou seja, turbulento), as pessoas de origens mais pobres se interessam menos em seguros de assistência de longo prazo, alocando menos dinheiro para sua aposentadoria preferindo investimentos de curto prazo, já que esperam uma expectativa de vida relativamente mais curta. 

Esses resultados sugerem que a crença sobre a duração de sua vida é um elemento importante que impede as pessoas de origens mais pobres de tomar melhores decisões de longo prazo (como previdência, aposentadoria) e, da mesma forma, economizar o suficiente para o futuro. 
Referência: Mittal, C., Griskevicius, V., & Haws, K. L. (2020). From Cradle to Grave: How Childhood and Current Environments Impact Consumers’ Subjective Life Expectancy and Decision-Making. Journal of Consumer Research