Resumo escrito por Lucas Finoti

Os concursos de ideias (no estilo crowdsourcing) estão se disseminando à medida em que os gestores percebem os benefícios dessas práticas no sucesso das inovações. Nesse sentido, um estudo foi desenvolvido para determinar qual a melhor forma de gerar e utilizar ideias vindas dos consumidores. O resultado mais interessante da pesquisa aponta que, quando uma empresa propõe um concurso de ideias, a possibilidade de existirem ideias criativas por parte dos consumidores é maior quando eles não têm acesso aberto às propostas concorrentes. Destacamos esse resultado pois ele parece contrário às práticas de geração de ideias comumente desenvolvidas nas empresas, nas quais as pessoas compartilham livremente suas ideias na construção de uma solução em comum. Segundo os pesquisadores, a exposição a muitas ideias concorrentes faz com que os consumidores se sintam limitados quanto à possibilidade de sugerir uma boa ideia, pela sensação de que devido à quantidade de propostas não haveria espaço para novas soluções. De acordo com o estudo, existem duas formas de driblar essa situação: (a) expor os participantes do concurso a poucas ideias anteriormente selecionadas, dando direcionamento sem restringir as possibilidades de novas soluções; (b) definir as regras do concurso sem dar tanto destaque à competição, retirando a atenção dos participantes das ideias concorrentes.

Fonte: Hofstetter, R., Dahl, D. W., Aryobsei, S., & Herrmann, A. (2021). Constraining Ideas: How Seeing Ideas of Others Harms Creativity in Open Innovation. Journal of Marketing Research, 58(1), 95-114