Por: Ana Cristina Munaro

O que leva ao engajamento digital nas mídias digitais e que resultados traz para as empresas? Pesquisas envolvendo 161.059 entrevistados ao longo de dez anos mostraram que o engajamento do consumidor é impulsionado pela satisfação, emoções positivas e confiança, gerando um valor substancial para o desempenho da empresa, intenção comportamental e boca a boca. 

Assim, para aumentar o engajamento do consumidor nas mídias sociais, as empresas devem ser percebidas como confiáveis, por exemplo, podem trabalhar a transparência nas suas ações. Também, recomenda-se investir recursos para pontos de contato mais satisfatórios e agradáveis ​​com os clientes. Uma maneira conveniente e acessível para criar um engajamento forte é promover um papel mais ativo e participativo em mídias como o Twitter.

Para as empresas de serviços, sugere-se que aumentem a tangibilidade na comunicação. Por fim, as empresas podem considerar estratégias para aumentar o valor hedônico, por exemplo, prazer, diversão e aventura.
Fonte: Santini, F., Ladeira, W. J., Pinto, D. C., Herter, M. M., Sampaio, C. H., & Babin, B. J. (2020). Customer engagement in social media: a framework and meta-analysis. Journal of the Academy of Marketing Science, 48(6), 1211-1228.