Por: Bruna C. Costa

As estratégias de preço extrapolam descontos, parcelamentos ou meios de pagamento. Esse tema de decisões do marketing é complexo e envolve desde o formato e cor dos números até a posição em que ele é anunciado na web ou prateleiras em lojas físicas. Uma recente pesquisa descobriu que a posição do preço abaixo ou acima do produto influencia na percepção de valor do cliente em relação ao preço e sua intenção de compra.

Quando o preço está disposto na parte inferior do anúncio, o cliente percebe que esse preço é menor que o valor real do produto ofertado. Isso é explicado pela associação que o cliente faz de que posições baixas se referem a elementos de baixa magnitude e posições altas, de alta magnitude. Esse resultado foi comprovado tanto para o anúncio virtual, quanto na disposição dos preços em prateleiras de lojas físicas. Quando o cliente percebe o preço como sendo inferior ao valor real do produto, ele acredita que a troca monetária será justa e, portanto, aumenta a sua intenção de compra.

Para aplicar a descoberta da pesquisa, as empresas precisam garantir que os clientes realmente associem baixas posições com baixa magnitude. A partir disso, sua aplicação pode aumentar a intenção de compra do cliente, bem como vendas nas lojas.

Fonte: Barone, M. J., Coulter, K. S., & Li, X. (2020). The Upside of Down: Presenting a Price in a Low or High Location Influences How Consumers Evaluate It. Journal of Retailing, 96(3), 397–410. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2020.02.003