Resumo escrito por Franciele Manosso

O principal desafio das empresas, nos dias de hoje, é sinalizar aos seus consumidores que seus produtos e serviços são de qualidade. 

Quanto mais o consumidor conhece o produto ou serviço, mais crítico ele se torna, aumentando a necessidade de investimento para comunicar a qualidade. 

Nesse sentido, uma pesquisa recente discute a relevância de se sinalizar a qualidade a partir da interação entre os consumidores ou do uso da publicidade. 

Descobriu-se que a interação com os demais consumidores leva a aprendizagem a respeito do produto ou serviço, tornando-os ‘conhecedores’ do que está sendo ofertado e disseminadores de informações úteis para a marca dentro do mercado. 

Por isso, a publicidade não deve ser deixada de lado. Afinal, nem todos estão dispostos a compartilhar suas experiências e, também, há interações que podem se tornar negativas para as marcas e que devem ser revertidas dentro do cenário mercadológico. 

A dica é: use as interações entre seus consumidores, porém não se esqueça da publicidade.

Fonte: Joshi, Y. V., & Musalem, A. (2021). When consumers learn, money burns: Signaling quality via advertising with observational learning and word of mouth. Marketing Science, 40(1), 168-188.