Resumo escrito por: Djonata Schiessl

A integração de campanhas feitas na internet e na televisão é conhecida como marketing de momento. Essa estratégia consiste em levar as pessoas que viram a propaganda na televisão para a internet. Dessa forma, as marcas podem vender seus produtos ou serviços em suas lojas online. Porém, será que isso traz resultado para as marcas?

Pesquisadores demonstraram que essa estratégia aumenta as buscas online dos produtos que foram anunciados. Além disso, o marketing de momento melhora a qualidade das buscas feitas, porque leva pessoas mais qualificadas e identificadas com a marca para as lojas online, o que aumenta a conversão das vendas. Por exemplo, uma inserção da C&A no BBB 2020 aumentou em 340% o tráfego para o site da marca, de acordo com a Exame.

Os gestores de Marketing podem usar essa estratégia para melhorar o engajamento de seus consumidores com a marca. Por exemplo, pode-se ajustar as palavras chave e promoções de produtos para os mesmos horários que a propaganda é feita na televisão. Além disso, anúncios feitos nos fins de semana e no horário do jantar devem ser mais focados em celulares, pois é o aparelho mais acessado nesses períodos.

Fonte: Liu, J., & Hill, S. (2020). Moment Marketing: Measuring Dynamics in Cross-Channel Ad Effectiveness. Available at SSRN 3670024.

Fonte Exame: Filippe, M. (2021). BBB 21: mais marcas, as estratégias e como se destacar sem patrocinar. Exame. https://exame.com/marketing/bbb-21-mais-marcas-as-estrategias-e-como-se-destacar-sem-patrocinar/