Resumo escrito por: Pedro Pimentel

Infelizmente, é tão normal vermos pichações e espaços públicos destruídos que muitas pessoas nem se importam mais com isso. Como resultado, nos acostumamos com o vandalismo em nossos bairros e deixamos de usar as praças e parques. O filósofo Aristóteles já dizia que quanto mais pessoas forem donas de alguma coisa, menos cuidado ela receberá. Em outras palavras, um cachorro que tem dois donos acaba morrendo de fome.

Até recentemente, existiam duas soluções para esse problema conhecido como “A Tragédia dos Comuns”: abandonar ou privatizar. Mas pesquisadores dos Estados Unidos descobriram estratégias mais eficientes para minimizar esse tipo de problema. Na verdade, a alternativa mais simples e barata é aumentar o sentimento de dono nas pessoas.

Na prática, é possível explorar os apelidos do local em placas, sinalizações e redes sociais. Ao chamar o Museu Oscar Niemeyer de “Museu do Olho” ou o Parque Ibirapuera de “Ibira” há um aumento nessa sensação de dono. Também é possível utilizar placas que dizem “bem-vindo ao SEU parque”. Mas é preciso cuidado com a mensagem, pois mostrar o número de visitantes pode fazer com que as pessoas se sintam menos responsáveis por cuidar do local. Algo interessante é que essas estratégias também podem trazer resultados em serviços de economia compartilhada como hospedagem do tipo Airbnb ou CouchSurfing.

Fonte: Peck, J., Kirk, C. P, Luangrath, A. W., Shu, S. B. (2021). Caring for the Commons: Using Psychological Ownership to Enhance Stewardship Behavior for Public Goods. Journal of Marketing, 85(2), 33-49.