Resumo escrito por Helison Bertoli

Muitas empresas utilizam cupons em suas lojas online para atrair mais consumidores, esperando que os descontos oferecidos gerem melhores resultados nas vendas. Porém, gestores ainda se questionam sobre os efeitos dos cupons sobre o funil da visita até a compra. Algumas dúvidas que permanecem são: cupons aumentam a chance do consumidor visitar a loja? Consumidores aumentam seu comportamento de busca com cupons disponíveis? Um cupom aumenta a chance de que uma visita se converta em uma venda?

Esses foram os questionamentos que motivaram uma pesquisa realizada em um grande e-commerce de produtos de cuidados pessoais localizado na Ásia. Os resultados dessa pesquisa demonstraram que cupons dobraram (i) as chances de consumidores visitarem o site da empresa, (ii) o tempo gasto pelos clientes no site e (iii) o número de páginas visitadas. Além disso, a conversão de compras também aumenta quando cupons são oferecidos. Os autores destacam que cupons devem ser usados para aumentar as visitas ao site, já que essas visitas aumentam a receita média por consumidor por permitir que compradores verifiquem outras promoções disponíveis no site das empresas. 

Fonte: Arun Gopalakrishnan, Young-Hoon Park (2021) The Impact of Coupons on the Visit-to-Purchase Funnel. Marketing Science 40(1):48-61