“Esse produto é SENSACIONAL!”. Pesquisadores americanos descobriram que os consumidores percebem recomendações online como mais úteis quando estas expressam empolgação. Isso porque, relacionam esse entusiasmo com o esforço da pessoa em elaborar a recomendação. Porém, a percepção de utilidade da informação não aumenta na mesma proporção em que o nível de empolgação. Isso porque as pessoas entendem que um alto nível de empolgação significa que o indivíduo que oferece a recomendação está “se esforçando demais” para convencer o consumidor, ou até que essa pessoa está sendo irracional. Além disso, esse efeito da empolgação na utilidade percebida é maior para produtos funcionais comparados aos produtos hedônicos (aqueles consumidos por prazer). Esses resultados mostram que as empresas devem monitorar as recomendações de seus consumidores e devem privilegiar os comentários moderadamente entusiasmados sobre seus produtos e serviços.

Fonte: Dezhi Yin, Samuel D. Bond, and Han Zhang (2017) Keep Your Cool or Let It Out: Nonlinear Effects of Expressed Arousal on Perceptions of Consumer Reviews. Journal of Marketing Research: June 2017, Vol. 54, No. 3, pp. 447-463.