Por Lucas Finoti

Empresas realizam recalls quando problemas em seus produtos são reportados por consumidores ou órgãos de fiscalização. Os recalls, principalmente os de grande magnitude, costumam denegrir a imagem da empresa afetada, facilitando a atuação de concorrentes que se aproveitam do momento caótico para “roubar” os clientes mais assustados. Uma das estratégias mais adotadas pelos concorrentes nessas situações é a redução de preços dos produtos. Mas será que essa estratégia está correta?

Para um grupo de pesquisadores norte-americanos, a redução de preços não é uma boa estratégia de resposta ao recall de outra empresa. Com base na análise das respostas dos concorrentes ao grande recall da Toyota em 2010, os pesquisadores afirmam que as promoções podem ter, inclusive, impacto negativo nas vendas, pois os consumidores associam a diminuição de preço a possíveis problemas de qualidade com os produtos ofertados. Vale destacar que a realização de um grande recall geralmente coloca os consumidores em alerta.

Assim, se pretendem angariar clientes, os concorrentes deveriam focar mais na qualidade elevada de seus produtos, passando uma sensação de segurança aos consumidores, do que na redução de preços, que pode aumentar as desconfianças com a qualidade.

 

Fonte: Zhou, C., Sridhar, S., Becerril-Arreola, R., Cui, T. H., & Dong, Y. (2019). Promotions as competitive reactions to recalls and their consequences. Journal of the Academy of Marketing Science, 47(4), 702-722.