Utilizar uma linguagem congruente com o seu público alvo faz com que ele compreenda melhor as características do produto ou serviço

Por: Djonata Schiessl

 

O review online é uma ferramenta que consumidores usam para obter informações e fazer uma avaliação a respeito de um determinado produto ou serviço antes de efetuar uma compra. Ele pode ser feito pela empresa ou pelos consumidores da marca. Entretanto, uma questão que interfere no entendimento do review é o tipo de linguagem utilizada.

Um estudo demonstrou que quando a linguagem dos reviews é adequada ao seu público alvo, por exemplo, quando segue as gírias e padrões de fala / escrita do público em questão, as pessoas tendem a avaliá-lo melhor. Além disso, a linguagem compatível fará com que os consumidores tenham mais facilidade de compreender características complexas de um produto ou serviço. Isso acontece por que o consumidor está acostumado com o estilo e têm maior facilidade de interpretar a linguagem.

Essa pesquisa auxilia empresas e parceiros na construção de reviews mais adequados para o seu público alvo. Dessa maneira, as pessoas que buscam informações através dessa ferramenta podem compreender melhor as características dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. Isso gera melhor atitude em relação ao produto e aumenta a atração dos clientes para o estabelecimento.

 

Fonte: Liu, A. X., Xie, Y., & Zhang, J. (2019). It’s Not Just What You Say, But How You Say It: The Effect of Language Style Matching on Perceived Quality of Consumer Reviews. Journal of Interactive Marketing, 46, 70-86.

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