Alguns executivos podem trabalhar em mais de uma empresa ao mesmo tempo, seja como diretor, seja como conselheiro. Se um executivo trabalha em duas ou mais empresas a troca de informações e experiências entre essas empresas acontece com mais facilidade, aumentando o lançamento de produtos com melhorias. Contudo, uma pesquisa provou que nem sempre essa é uma afirmação verdadeira. Se as empresas forem do mesmo ramo, a colaboração entre elas pode ser limitada ao know-how. Ainda, se forem empresas concorrentes, o diretor pode ser forçado a sair de uma das empresas, levando consigo informações confidenciais e gerando dificuldades para sua substituição. Para que essa rede de relacionamentos seja favorável, é necessária a diversificação no ramo de atuação evitando a participação de diretores em (potenciais) concorrentes. Além desses resultados, a presença de diretores com formação em marketing aumenta a possibilidade de lançamento de produtos com melhorias – devido ao “olhar para o mercado em busca de novas oportunidades” desses profissionais.

Por Bruna Costa

Fonte: Raji Srinivasan, Stefan Wuyts, and Girish Mallapragada (2018) Corporate Board Interlocks and New Product Introductions. Journal of Marketing: January 2018, Vol. 82, No. 1, pp. 132-148.