Imagine que você é gestor de uma loja de roupas e decide contratar um vendedor “bonitão”, ou seja, um homem alto, do tipo atlético, considerado muito atraente. Essa estratégia deve fazer com que as mulheres gastem mais dinheiro na loja, certo? ERRADO! Recentemente descobriu-se que o fato de contratar um vendedor homem com o tipo físico “dominante” (atraente) aumenta a competitividade intra-gênero. Isso quer dizer que os homens, ao invés das mulheres, tendem a gastar mais do que normalmente gastariam, de forma a consumir produtos mais caros que sinalizem poder e status. Isso é ainda mais saliente para homens que não se encaixem nos padrões “dominantes” (são de estatura baixa, acima do peso, etc.). Esse tipo de informação pode representar mudanças na estratégia de contratação de vendedores para os setores masculinos de marcas de luxo, uma vez que os resultados são contrários as práticas atuais deste mercado.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: Tobias Otterbring, Christine Ringler, Nancy J. Sirianni, and Anders Gustafsson (2018) The Abercrombie & Fitch Effect: The Impact of Physical Dominance on Male Customers’ Status-Signaling Consumption. Journal of Marketing Research: February 2018, Vol. 55, No. 1, pp. 69-79.