Por Flávio Osten e Lucas Finoti

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus têm colocado desafios importantes para empresas de todos os setores, que precisam inovar para sobreviver a esse momento. Mas como é possível inovar em uma situação tão difícil, na qual muitas empresas estão vendo suas receitas diminuírem do dia para a noite? A resposta, segundo um grupo de pesquisadores chineses, está nas inovações de marketing. Eles desenvolveram um esquema com quatro tipos de estratégias para enfrentar a crise causada pela pandemia.

Para empresas que sofreram grande impacto com pandemia:

  • Estratégia Responsiva: Inovações que possibilitem a empresa utilizar os produtos  que ela já tem disponível para vender por um novo canal de vendas. Por exemplo, restaurantes que começaram a vender por delivery ou marcas que passaram a atender os clientes por meio de redes sociais.

Estratégia Coletiva: Inovações em parceria com outras empresas. Aqui, a inovação de marketing está relacionada à proposta de valor, ao oferecer algo que os consumidores necessitam diante da nova realidade. Pode ser um produto que a empresa não comercializava antes da pandemia. Por exemplo, uma rede de postos de combustível que faz parceria com um restaurante para se tornar um ponto de retirada de alimentos. 

Para empresas que NÃO sofreram grande impacto com pandemia:

Estratégia Proativa: Inovações no mix de produtos para aproveitar uma oportunidade de mercado. Por exemplo, fábricas de refrigerante que passaram a produzir álcool em gel ou confeccões que passaram a produzir máscaras.

Estratégia de Parceria: Inovações de marketing que envolvem mais de uma empresa para fornecer uma produto novo ou uma nova forma de comercializar os mesmos produtos. Por exemplo, a Unilever oferece gratuitamente uma plataforma online para supermercados que não possuíam e-commerce.

A matriz a seguir pode ajudar os gestores a decidirem qual melhor estratégia para ser adotada:

Fonte: Fonte: Wang, Y., Hong, A., Li, X., & Gao, J. (2020). Marketing innovations during a global crisis: A study of China firms’ response to COVID-19. Journal of Business Research. 116 ( ), 214-220, 2020.