O crowdsourcing é uma forma de coletar ideias com uma grande quantidade de pessoas por meio de plataformas online. Por esse motivo, é comum a associação do crowdsourcing com os estágios iniciais de desenvolvimento de produtos, mais especificamente com o estágio de ideação (levantamento de ideias). Um estudo recente comprovou que o crowdsourcing também pode trazer benefícios para estágios mais avançados de desenvolvimento de produtos. Descobriu-se que empresas que optam por essa estratégia podem se beneficiar quando abrem espaço para que o público contribua com ideias sobre o design dos novos produtos. Nesse sentido, as empresas podem utilizar o crowdsourcing de design quando pretendem aumentar a usabilidade e a confiança percebida do consumidor. O estudo ainda mostrou que os benefícios dessa modalidade de crowdsourcing são maiores quando a qualidade da ideia inicial é baixa. Ou seja, o crowdsourcing de design pode ajudar os gestores de marketing a transformarem ideias inicialmente menos promissoras em produtos com maiores chances de sucesso no mercado.

Por Lucas Finoti

Fonte:  B.J. Allen, Deepa Chandrasekaran, and Suman Basuroy (2018) Design Crowdsourcing: The Impact on New Product Performance of Sourcing Design Solutions from the “Crowd”. Journal of Marketing: March 2018, Vol. 82, No. 2, pp. 106-123.