Empresas mais ativas nas mídias sociais conquistam mais atenção do consumidor

Por Demétrio Mendonça

Você já deve ter interagido com empresas por meio das redes sociais, certo? Ultimamente, as empresas têm gerenciado essa interação com o consumidor nas mídias sociais com o intuito de promover o seu engajamento com a marca. Entretanto, até que ponto o esforço de mídia social das empresas pode afetar o engajamento do cliente?

Uma pesquisa no setor hoteleiro buscou responder essa questão, explicando o quanto as respostas gerenciais online impactam no volume de avaliações futuras dos clientes. Os resultados demonstraram que a empresa que administra ativamente suas mídias sociais conquistam mais engajamento dos consumidores. Além disso, a empresa que responde mais rapidamente às demandas online, faz com que os clientes sejam mais participativos na escrita de avaliações em suas páginas.

Logo, as empresas devem ser ativas nas mídias sociais, respondendo com frequência e rapidez a seus clientes, a fim de atrair sua atenção e o consequente aumento da popularidade marca. Com o desenvolvimento dessas competências de gerenciamento e, consequentemente, o engajamento, a empresa consegue obter maior atenção do consumidor, o que pode gerar resultados financeiros favoráveis.

Fonte: Sheng, Jie (2019). Being Active in Online Communications: Firm Responsiveness and Customer Engagement Behaviour. Journal of Interactive Marketing, 46, 40-51.

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