O uso de celebridades na publicidade é uma estratégia amplamente difundida entre as empresas que buscam associar sua marca com a imagem de confiança transmitida pelas celebridades. O objetivo é ampliar o alcance de sua marca, trazer maior visibilidade, e gerar melhores resultados de vendas. Um dos fatores que afetam essa estratégia são as características culturais de cada país. Baseando-se nisso, pesquisadores buscaram entender se consumidores de países nos quais existe uma maior aceitação da distância do poder entre as pessoas, ou seja, locais onde a iniquidade é mais aceita (Ex. Brasil, Índia, Venezuela), se comportam de forma diferente de países onde essa distância é menos aceita (Ex. Reino Unido, Holanda). Em países com maior distância de poder, o uso de celebridades em peças publicitárias melhora a imagem da marca de maneira mais eficiente. Já em países com menor distância de poder esse efeito é menor, uma vez que os consumidores tendem a não aceitar com tanta facilidade a influência de figuras de autoridade (nesse caso as celebridades). Assim, para gerar melhores resultados é necessário utilizar uma celebridade que traga uma imagem de confiança e que esteja associada com a marca em questão.
Por Antonio C. Pisicchio
Fonte:  WINTERICH, Karen Page; GANGWAR, Manish; GREWAL, Rajdeep. When Celebrities Count: Power Distance Beliefs and Celebrity Endorsements. Journal of Marketing, v. 82, n. 3, p. 70-86, 2018.