Por Isadora Tonet

Intrigados sobre qual seria o melhor caminho para que os investidores selecionem seus investimentos, pesquisadores realizaram uma série de estudos que buscam verificar como o senso de entendimento sobre uma área afeta a tomada de decisão em investimentos. O estudo se baseou na ideia de que o conhecimento sobre a área analisada influencia na avaliação de risco, mas não necessariamente de uma forma positiva. Em todos os estudos realizados durante a pesquisa, o senso de entendimento não esteve associado com medidas objetivas relativas ao risco, como a variação dos possíveis resultados e também a probabilidade de se alcançar resultados positivos. A partir disso, os pesquisadores defendem que o senso de conhecimento por si só não é um bom guia para a avaliação de risco de investimento.

A orientação dos pesquisadores é pensar em conselhos de investimento mais objetivos, como por exemplo “invista em empresas com um portfólio mais diversificado”. Dessa forma, os investidores irão buscar compreender melhor o mercado em que pretendem investir antes de efetivamente tomar suas decisões.

 

 

LONG, Andrew R.; FERNBACH, Philip M.; DE LANGHE, Bart. Circle of Incompetence: Sense of Understanding as an Improper Guide to Investment Risk. Journal of Marketing Research, 2018.