Por Bruna C Costa

Seeded Marketing Campaign (SMC) é a estratégia em que a empresa contrata digital influencers para realizar boca-a-boca de forma remunerada. No entanto, gerenciar o SMC é um desafio, uma
vez que diversos fatores online e off-line impactam na mensuração do resultado dessa estratégia. Um estudo mostrou que a estratégia SMC pode aumentar as vendas em até 18%, e pode ser potencializada quando associada a ações promocionais (ex. ações no ponto de venda, e-mails diretos e distribuição de amostras). Já quando realizada em conjunto com propagandas tradicionais (TV, campanhas digitais e impressas), os resultados em vendas são negativos. Isso porque a propaganda em mídias de escala fornece a quantidade de informações suficientes para o cliente efetuar a compra. Portanto, gestores que desejam utilizar essa estratégia devem considerar fatores de propaganda e promoção off-line, de modo a garantir que a SMC traga resultados positivos.

 

Fonte: Dost, F., Phieler, U., Haenlein, M., & Libai, B. (2018). Seeding as Part of the Marketing Mix: Word-of-Mouth Program Interactions for Fast-Moving Consumer Goods. Journal of Marketing, 83(2), 62–81.