Por Paulo Gomes

Você já ouviu falar de TV Social? Essa expressão representa o hábito dos telespectadores que acessam suas redes sociais ao mesmo tempo em que assistem séries na TV. Diante do fenômeno da ‘TV Social’, um dos desafios de publicitários e empresas anunciantes é manter a atenção dos consumidores durante os intervalos das séries. Afinal, é comum que a atenção se volte para as redes sociais durante os comerciais. Esse fenômeno despertou o interesse de pesquisadores norte-americanos, que realizaram uma pesquisa a respeito do comportamento destes consumidores. No estudo, os pesquisadores discutem se as propagandas veiculadas nos intervalos das séries podem aumentar o engajamento com as ofertas online mostradas nestas propagandas. A conclusão é que conteúdos emotivos ou humorísticos podem atrair a atenção desses espectadores, ainda que a atenção dos mesmos fique mais dispersa nesses momentos. Isso aumenta o acesso ao website da oferta quando a propaganda termina e os comentários sobre a oferta.  Dessa forma, publicitários podem utilizar esses conteúdos e momentos para direcionar os consumidores para as redes sociais e consequentemente para a oferta, aumentando as vendas.

 

Fossen, B. L., & Schweidel, D. A. (2019). Social TV, Advertising, and Sales: Are Social Shows Good for Advertisers? Marketing Science, 38(2), 274–295.