Por Helison Bertoli

As opiniões de outros consumidores oferecidas em plataformas online (reviews) têm um papel fundamental no processo de decisão sobre a compra de um produto. Dados apontam que 92% dos consumidores leem opiniões online ao considerar comprar um produto. Devido a esta relevância, vários são os estudos recentes que exploram os diferentes aspectos e impactos desses reviews na intenção de compra, alguns deles presentes nas edições anteriores do Ponte do Marketing. Porém, ainda havia pouco entendimento sobre como a duração do review (há quanto tempo ele já está presente na plataforma) e a proximidade da data de postagem do review com o lançamento do produto afetavam a utilidade do comentário para os consumidores. Uma pesquisa recente abordou essa questão e descobriu que os efeitos dos atributos do review (seu tamanho, teor positivo/negativo e credibilidade que ele passa) têm impactos diferentes dependendo da perspectiva de tempo que se adota, seja ela a duração do review ou sua proximidade ao lançamento do produto. Quanto mais tempo um review passa na plataforma online, menor será a utilidade de seus atributos, dado que ele vai ficando desatualizado. Por outro lado, quanto mais próximo do lançamento do produto o review for postado, maior é o impacto desses atributos, por conta da menor competição e da maior atenção recebida. De maneira prática, os resultados demonstram que empresas devem buscar reviews mais próximos da data de lançamento do produto e mais recentes quanto sejam possíveis.

FONTE: Lu, S., Wu, J., & Tseng, S. L. A. (2018). How Online Reviews Become Helpful: A Dynamic Perspective. Journal of Interactive Marketing44, 17-28.