Por Rafael Demczuk

Nos textos anteriores do Ponte do Marketing já mostramos como as recomendações e a realidade aumentada  ajudam os gestores a melhorar a experiência de consumo. Aqui, mostramos que pesquisadores integraram essas ferramentas com a Realidade Aumentada Social, que ocorre, por exemplo, com o app Tok & Stok DecoRA®, no qual as pessoas compartilham ambientes de suas casas em realidade virtual com seus familiares e amigos para obter a opinião de qual móvel melhor combina com o ambiente. Com isso, empresas permitem o empoderamento tanto das pessoas que realizam as recomendações, quanto das que decidem a compra. Assim, quem recomenda terá maior conforto e segurança para se colocar no papel do decisor, fazendo  recomendações convenientes e relevantes que resultam no sentimento de dar uma opinião mais assertiva. Já os receptores reduzirão a dificuldade da tomada de decisão levando ao aumento da intenção de compra e chances de recomendar o aplicativo. Deste modo, gestores podem usar a realidade aumentada, posicionando-a como um meio de compartilhamento e conexão com outras pessoas, incentivando as compras online, o que facilita a experiência e resulta na conversão de vendas.

Fonte: Hilken, T., Keeling, D. I., de Ruyter, K., Mahr, D., & Chylinski, M. (2020). Seeing eye to eye: social augmented reality and shared decision making in the marketplace. Journal of the Academy of Marketing Science, 48, 143–164.