Por Lucas Finoti

Muitos gestores já devem ter utilizado a expressão “apagar incêndios” para descrever as atividades realizadas no seu dia-a-dia.  Apesar de comum, a prática de enfatizar a resolução de problemas momentâneos pode acabar direcionando as empresas à uma gestão voltada somente para o curto prazo, também chamada de gestão míope. Alguns exemplos desse tipo de gestão envolvem a redução do orçamento de marketing quando a empresa enfrenta uma diminuição de receitas, ou então a concessão de descontos exagerados aos clientes para incentivar o consumo imediato. O excesso dessas estratégias de curto prazo pode afetar de forma negativa os resultados da empresa ao longo do tempo.  Um estudo recente, desenvolvido pela Universidade do Texas, nos Estado Unidos, revelou que nas empresas onde existe Liderança de Marketing, a ocorrência da gestão míope é menor do que em empresas onde o departamento de marketing é mais fraco.  Os pesquisadores explicam que a Liderança de Marketing surge quando os gestores têm formação acadêmica na área de marketing e quando a empresa possui uma marca forte o suficiente para moldar o comportamento dos consumidores. Os dados de mais de 700 empresas revelaram que, quando as empresas contam com um departamento de marketing forte, existe um foco em decisões estratégicas para o futuro, que consequentemente aumentam o lucro e o valor da empresa no longo prazo.

Fonte: Srinivasan, R., & Ramani, N. (2019). With Power Comes Responsibility: How Powerful Marketing Departments Can Help Prevent Myopic Management. Journal of Marketing, 83 (3), 108-125