Por: Bruna C. Costa

Atitudes de irresponsabilidade social corporativa (ISC), aquelas que podem ferir a sociedade, também trazem prejuízos para a imagem da empresa e seu valor de mercado. Um estudo buscou verificar como a exposição dessas ações na mídia influencia no valor de mercado de corporações. O principal resultado da pesquisa destacou que: quanto maior a exposição da ação de ISC na mídia, maior o prejuízo financeiro. Os pesquisadores descobriram que a exposição na mídia é maior quando:

i)                    A marca é forte ou conhecida e se a marca é estrangeira;

ii)                   A publicação é feita em canais com orientação política de esquerda; e

iii)               A empresa que cometeu ISC não for anunciante do canal de comunicação.;

A partir desses resultados, o gestores podem prever como será a disseminação de notícias a respeito de eventuais atitudes de irresponsabilidade social corporativa para preparar-se e lidar melhor com suas consequências. Além disso, marcas que atuam em outros países devem atentar-se a disseminação de notícias sobre suas ações de ISC no país estrangeiro.

Fonte: Stäbler, S., & Fischer, M. (2020). When Does Corporate Social Irresponsibility Become News? Evidence from More Than 1,000 Brand Transgressions Across Five Countries. Journal of Marketing, 84(3), 46–67. https://doi.org/10.1177/0022242920911907