Por Antonio C. Pisicchio

É consenso para os profissionais de marketing que a inteligência de mercado é essencial para obter vantagem competitiva, uma vez que possibilita melhorias no desenvolvimento de produtos, promoção da marca, satisfação dos consumidores e por consequência lucros. Ao mesmo tempo, ainda existem dificuldades para se disseminar essas informações de inteligência entre os funcionários da empresa.

Visando resolver esse obstáculo, uma pesquisa com 60 grandes empresas de diversos países foi realizada. Assim, foram estabelecidas as 5 melhores práticas para a disseminação de inteligência de mercado:

1 – Distribuição: O gestor realiza pesquisas e entrega os resultados para os colaboradores. Para essa prática ser eficiente é necessário que os funcionários já conheçam o mercado e sejam capazes de interpretar esses dados.

2 – Centralização: Nessa prática o gestor centraliza em si ou em um sistema todas as informações. Requer que a equipe seja proativa na busca de conhecimento.

3 – Prática Consultiva: Envolve o gestor atuar como um consultor, tendo um papel proativo e buscando junto das equipes quais são suas necessidades de informação.

4 – Aprendizagem empática: Recomendada quando a equipe não possui conhecimento sobre o consumidor. Nessa prática, o gestor cria personas, histórias ou metáforas sobre o consumidor e as usa para ilustrar de forma mais clara as informações que possui.

5 – Aprendizagem participativa: Outra prática recomendada para desenvolver um pensamento sobre o consumidor. Nessa alternativa, além do uso de personas, histórias e metáforas, o gestor coloca os funcionários em contato direto com o consumidor e sua rotina.

Para maiores informações sobre como realizar cada prática, suas consequências e dificuldades leia o artigo na íntegra.

 

Fonte: Gebhardt, G. F., Farrelly, F. J., & Conduit, J. (2019). Market Intelligence Dissemination Practices. Journal of Marketing, 83 (3), 72-90.