Por Demétrio Mendonça

Um dos grandes desafios empresariais é o desenvolvimento de novos produtos para o mercado. Muitas vezes, a escolha de uma nova ideia é feita pelos gerentes levando em conta a sua compreensão das necessidades dos clientes. O foco nos clientes pode ser útil pois as informações de mercado ajudam na configuração de novos produtos para melhor atendê-los. Porém, o foco no cliente pode ser prejudicial no momento da tomada de decisão sobre qual produto desenvolver.

Um estudo mostra que um gerente, ao estar direcionado para as informações dos consumidores durante a escolha de uma nova ideia de produto, desenvolve um sentimento otimista para o novo projeto que pode não condizer com a realidade. Os gerentes desenvolvem uma imagem mental sobre os clientes que faz com que ele tome as decisões de forma intuitiva, criando um viés na escolha de uma nova ideia de produto.

Assim, é recomendável que os gestores evitem focar nas informações dos clientes no momento da escolha de ideias de novos produtos, fazendo uso dessas informações apenas nas etapas posteriores à escolha (protótipo, design do produto, etc.)

 

Fonte: DeRosia, E. D., & Elder, R. S. (2019). Harmful Effects of Mental Imagery and Customer Orientation During New Product Screening. Journal of Marketing Research, 56(4), 637–651.