Por Rafael Demczuk

Na cultura ocidental a leitura é feita sempre da esquerda para a direita. Apesar de sutil, essa característica é determinante para as nossas decisões de compra.

Imagine que você ganhou um panfleto de desconto para retornar a um restaurante de sua preferência. O desconto é oferecido de duas formas: R$5,00 amanhã ou R$ 10,00 em duas semanas. Além disso, o menor valor é apresentado à esquerda do panfleto enquanto o maior é apresentado à direita. Qual opção você escolheria? Pesquisadores descobriram que a apresentação de uma informação horizontalmente (da esquerda para a direita) pode fazer com que os consumidores optem por benefícios imediatos (da esquerda).

Isso ocorre porque consumidores têm maior facilidade em associar o processamento de informações na horizontal com recompensas imediatas (à esquerda representa maior proximidade ou eventos passados e à direita maior distância ou eventos futuros). A atenção dada ao tempo para o recebimento da recompensa fará com que os consumidores antecipem sua percepção de tempo, optando assim por recompensas imediatas.

Logo, os gestores devem estar atentos a forma de apresentação das informações no planejamento das recompensas aos clientes.

 

Fonte: Romero, M., Craig, A. W., & Kumar, A. (2019). Mapping Time: How the Spatial Representation of Time Influences Intertemporal Choices. Journal of Marketing Research, 56(4), 620-636.