Por Helison Bertoli

A compra de presentes para amigos e familiares é um ato que simboliza a importância que damos a essas relações. Não somente para os relacionamentos interpessoais, a troca de presentes também tem um papel significativo para a economia. Dados de 2017 da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas demonstram que os brasileiros gastaram aproximadamente 50 bilhões por ano comprando presentes no natal.

Além das consequências positivas para as relações sociais e para a economia, pesquisadores demonstraram uma nova faceta da prática de compra de presentes. Eles descobriram, que a troca de presentes pode aproximar o consumidor que presenteia e a marca do presente. Isso ocorre por dois motivos:

(I) consumidores que compram produtos para dar a outros sentem maior gratidão pela ajuda da marca e

(II) ao dá-la como presente, o consumidor se vincula à marca, pois demonstra que confia nela.

Logo, esse consumidor que dá a marca como presente tem maiores chances de voltar a comprar com ela no futuro. No estudo em questão, consumidores que compraram a marca como presente, comparado aos que compraram para si mesmos, gastaram 63% a mais com a marca no ano seguinte.

Gestores que buscam estratégias para criar maior aproximação com seus consumidores podem promover a compra de seus produtos como presentes, um caminho com poucos custos e que gera um resultado de relacionamento rápido.

 

Fonte: Eggert, A., Steinhoff, L., & Witte, C. (2019). Gift Purchases as Catalysts for Strengthening Customer–Brand Relationships. Journal of Marketing, 83(5), 115-132.