Por Lucas Finoti

Criar uma logomarca é uma tarefa desafiadora para muitas empresas. Existem diversas opções de cor, formato, letras e imagens que podem ser combinadas para dar cara a uma nova marca. Mas, qual é a melhor forma de fazer essa combinação?

Um estudo recente desenvolvido por pesquisadores franceses, ingleses e canadenses, descobriu que logomarcas mais descritivas, ou seja, que remetem diretamente ao tipo de produto vendido pela empresa, são mais bem avaliadas pelos consumidores. Segundo os resultados do estudo, logomarcas como a do “Burger King”, que remetem ao consumo de hambúrguer tanto pela imagem como pelo uso de palavras (BURGER), passam mais credibilidade e verdade aos consumidores do que logomarcas como a do “Giraffas”, que não oferecem pratos desse animal (ainda bem).

Os pesquisadores explicam que consumidores preferem logomarcas mais descritivas pois isso facilita o processamento de informação, ou seja, é fácil para o consumidor associar a marca com o produto vendido.

Assim, ao pensar na logomarca da sua empresa, siga os exemplos da CacauShow, da Vivenda do Camarão e da NetShoes, que claramente vendem chocolate, pratos de camarão e sapatos, e evite ideias de logomarca como Starbucks, Bobs e Americanas, que não deixam claro ao consumidor quais são seus principais produtos.

 

Fonte: Luffarelli, J., Mukesh, M., & Mahmood, A. (2019). Let the Logo Do the Talking: The Influence of Logo Descriptiveness on Brand Equity. Journal of Marketing Research, 56(5), 862-878.