Por Franciele Manosso

Quando estamos observando comentários sobre empresas nas redes sociais, esperamos que as mesmas tenham uma postura defensiva com relação às reclamações. Isto é, os observadores (potenciais consumidores) esperam que a marca rejeite a responsabilidade dos seus erros e inclua informações que contribuam para tirar a credibilidade das reclamações.

Por exemplo, imagine que você leia um comentário no iFood® no qual o consumidor reclame que o prato que ele solicitou demorou muito para ser entregue. Uma boa resposta da empresa seria pedir desculpas pelo ocorrido, mas lembrar, em seguida, que a entrega depende da disponibilidade de entregadores cadastrados no iFood® e não da rapidez do restaurante em preparar o prato. Vale lembrar que esse é um comportamento de resposta ideal para agradar observadores (potenciais clientes). Para agradar clientes atuais, a marca deve assumir a responsabilidade pela falha e tomar ações imediatas para correção.

Por isso, o Ponte do Marketing sugere que (1) essa resposta – assumindo a responsabilidade – seja feita de forma privada (ex.: inbox ou email) e (2) que a resposta defensiva seja feita de forma pública.

 

 

Fonte: Journal of the Academy of Marketing Science