Por Flávio Osten

Alguns produtos são consumidos para demonstrar status de riqueza ou cultura. Por meio do consumo a classe alta quer se diferenciar da classe média, que por sua vez procura se diferenciar da classe baixa..Para os clientes das classes sociais mais altas isso é difícil, pois, como a maior parte dos produtos é feito em massa, a classe média também consegue consumi-los. Então, o que os mais abastados fazem? Eles compram produtos consumidos pelas classes sociais mais baixas, mas os misturam com produtos requintados. Por exemplo, um cachorro quente com caviar ou um chinelo Havaianas com cores e desenhos mais descolados. Embora a classe média também possa copiar essas escolhas, isso demora muito mais tempo para acontecer porque, as pessoas da classe média tem medo de serem confundidas com pessoas de menor renda ou cultura ao usar esse tipo de produto. Esse é um dos motivos de você ver famosos ouvindo Anitta enquanto a classe média ainda torce o nariz para ela. Gestores de empresas que vendem para as classes mais altas devem ficar atentos a essa descoberta e se inspirar nos produtos consumidos pelas classes mais baixas.