Por Deborah Tazima

Se você fosse redator de conteúdo para uma publicidade nativa* de um celular, qual frase faria o post receber mais curtidas?

Intuitivamente acreditamos que narrar em 1ª pessoa sempre é a melhor opção nas redes sociais, afinal, as mesmas foram projetadas para que houvesse uma conversa entre pessoas, correto? Na verdade, descobriu-se que o primeiro passo é entender se sua marca é vista como mais calorosa ou mais competente pelo mercado. Se uma marca tem uma imagem calorosa (ou seja, é vista como prestativa, bondosa e gentil), falar em 1ª pessoa aumenta a chance de ganhar likes.

No entanto, se uma marca é vista como competente (isto é, associada a inteligência, eficiência e habilidade), narrar em 3ª pessoa aumenta a chance do post de receber curtidas nas mídias sociais. Voltando ao exemplo inicial, a alternativa B seria melhor, porque empresas de tecnologia normalmente são associadas a competência.

*Publicidade nativa são conteúdos pagos que se mesclam ao feed do usuário nas redes sociais.

 

Fonte: Chang, Y., Li, Y., Yan, J., & Kumar, V. (2019). Getting more likes: the impact of narrative person and brand image on customer–brand interactions. Journal of the Academy of Marketing Science, 47(6), 1027–1045.