Por Lucas Finoti

A utilização de tecnologia nas interações entre clientes e empresas já é uma realidade no mercado. Pense, por exemplo, na compra realizada em um website, no pagamento usando máquina de cartão de crédito ou na utilização de caixa automático para compras no supermercado. Todas essas ações são possíveis pois existem clientes interagindo com tecnologias. Apesar de cada vez mais presente nas relações de consumo, as tecnologias ainda causam desconforto para muitos clientes. Uma importante causa de desconforto é a falta de confiança de que aa transações realizadas sem a presença de uma outra pessoa estejam sendo processadas de forma correta pelas “máquinas”. Para minimizar esse tipo de desconforto dos clientes, um novo estudo sugere a utilização de sinais sonoros nas tecnologias de interface com eles. Um exemplo desse tipo de sinal sonoro é o “bip” emitido pelas máquinas de cartão quando a transação é aceita pela instituição financeira do cliente. Sugere-se, assim, que confirmações sonoras sejam adicionadas a outras “máquinas” que interagem com clientes:

*Confirmação sonora quando o cliente insere corretamente seus dados no website de compra;

*Confirmação sonora ao passar o código de barras corretamente no caixa automático;

*Confirmação sonora ao realizar uma transferência em dinheiro por aplicativo bancário.

A confirmação sonora restabelece a confiança do consumidor, fazendo com que o mesmo se sinta satisfeito na interação com a tecnologia. Vale lembrar que confiança e satisfação são importantes para garantir vendas futuras.

Fonte: Reynolds-McIlnay, R., & Morrin, M. (2019). Increasing Shopper Trust in Retailer Technological Interfaces via Auditory Confirmation. Journal of Retailing, 95(4), 128-142