Por Jacqueline Laurindo 

Imagine que você precisa comprar um destes produtos: liquidificador, secador de cabelo, micro-ondas ou uma batedeira, por exemplo. O que eles possuem em comum? Todos possuem diferentes níveis de potência de uso, isto porque, os fabricantes desejam satisfazer diferentes necessidades  entre consumidores. 

Uma pesquisa recente mostrou que consumidores percebem que produtos com número maior de níveis possuem potência superior. Ou seja, eles confiam no número de níveis como uma indicação de maximização de resultado, mesmo que isso não seja verdade. Por exemplo, clientes avaliarão como mais potente um liquidificador com 7 velocidades do que outro com 3 velocidades, mesmo que os dois liquidificadores possuam 1200W de potência.

Portanto, os gestores de marketing devem estar cientes de que, na mente dos consumidores, um produto com maior potência pode não ser percebido como tal, se tiver poucos níveis. Por outro lado, produtos com baixa potência podem transmitir a impressão de serem melhores se houver muitos níveis. Dado que a alteração de potência de um produto é mais onerosa para um fabricante, sugere-se que adicione-se mais níveis para melhorar a percepção do cliente.

Referência: Palmeira, M., Andrade, E., Sharifi, S., Mao, W., & Jacob, J. (2020). The Influence of Arbitrary Breakpoints on Judgments of Maximum Output. Journal of Consumer Psychology, 30(2), 260-276.