Por Ana Claudia Jesbick

Proporcionar a interação do consumidor com o produto sempre foi um desafio para o varejo online. Mesmo com um extenso catálogo de imagens que apresentam o produto em diferentes ângulos, o contato meramente visual dificulta a avaliação do cliente quanto à adequação ou a experiência de uso dos itens. Essa incerteza implica na possível redução do conforto com a compra e da disponibilidade do indivíduo em pagar pelo produto. Frente a esse problema, tecnologias imersivas que promovam experiências multissensoriais surgem como recursos viáveis. Um recente estudo identificou que o uso de aplicativos de Realidade Aumentada que integram a percepção do ambiente físico do consumidor com informações sensoriais, expande o controle multissensorial do consumidor e permite uma percepção mais apurada em relação ao produto. Por exemplo, ao analisar um óculos com o auxílio de Realidade Aumentada, o cliente consegue tornar as características do produto mais tangíveis mentalmente ao vê-lo projetado em seu rosto e até sentir a experiência de uso ao movimentar-se usando o produto. Tal controle sensorial não apenas aumenta o conforto do consumidor em realizar a compra e sua disposição a pagar, como tem efeito positivo na percepção de valor do produto. Desse modo, a implementação de aplicativos de Realidade Aumentada que apresentem recursos multissensoriais pode revolucionar a experiência de consumo online e se tornar uma poderosa aliada dos varejistas.

Fonte: Heller et al. (2019). Touching the Untouchable: Exploring Multi-Sensory Augmented Reality in the Context of Online Retailing. Journal of Retailing, 95 (4) 219–234