Por Victoria Vilasanti

Atributos éticos são aquelas características que remetem ao consumo sustentável. Ou seja, utilização de materiais com menor impacto ambiental, redução do uso de recursos naturais (água, energia elétrica) na produção, atenção e cuidado com problemas sociais, entre outros. Um estudo recente descobriu que consumidores tendem a se preocupar mais com os atributos éticos de um produto quando eles estão envolvidos de alguma forma na produção do mesmo. Por exemplo, uma marca pode oferecer opções de customização individual (de cor, materiais, peças, etc) ou ainda pode utilizar sua comunidade de consumidores para co-criar e desenvolver novos produtos em conjunto com a marca. Nesse sentido, o estudo demonstra que esse envolvimento na produção faz com que os consumidores sintam maior senso de responsabilidade. Então, quando o produto customizado (ou sob demanda) tem atributos éticos, ele sente gratificação por comprar aquele produto. Por outro lado, se o produto customizado tem associação com algum fator anti-ético, o consumidor sente culpa no processo de compra. Gestores de marketing devem atentar-se a esses resultados para utilizar estratégias conjuntas de marketing sustentável e co-criação de produtos.

Fonte: Paharia, N. (2020). Who Receives Credit or Blame? The Effects of Made-to-Order Production on Responses to Unethical and Ethical Company Production Practices. Journal of Marketing, 84(1), 88-104