Por Franciele Manosso

Os elementos visuais presentes nas embalagens dos produtos, comercializados no varejo, são considerados poderosos influenciadores no processo de tomada de decisão do consumidor. Ou seja, o consumidor escolhe determinado produto a partir das características visuais de sua embalagem. Em estudo recente com embalagens do ramo alimentício, pesquisadores debateram o efeito de correspondência visual-gustativa. Isto é, ao inserir uma imagem do alimento na parte baixo da embalagem, por exemplo, aumenta-se a intenção de compra, pois o consumidor espera que o produto ofertado tenha um sabor mais intenso. Além disso, os clientes com pensamentos mais holísticos (que avaliam o contexto) são os mais afetados pela localização da imagem do alimento na embalagem. Logo, com a percepção de sabor acentuada pelos elementos visuais da embalagem, as empresas podem adaptar seus produtos a partir de tais perspectivas, trabalhando corretamente com as expectativas do consumidor frente ao produto alimentício selecionado.

Fonte: Imschloss, M., & Kuehnl, C. (2019). Feel the Music! Exploring the Cross-modal Correspondence between Music and Haptic Perceptions of Softness. Journal of Retailing, 95(4), 158-169.