Por Lucas Finoti

Você sabe que tipo de postagem gera mais engajamento nas redes sociais?

Uma pesquisa realizada com dados de usuários do Instagram e do Twitter trouxe resultados interessantes para quem precisa elaborar postagens com imagens em redes sociais. Primeiramente, somente o fato de existir uma imagem no post aumenta em 87% o número de curtidas e em 119% os compartilhamentos do conteúdo no Twitter. Ao utilizar imagens no Instagram, deve-se dar preferência a arquivos em alta resolução e a fotos feitas por profissionais, pois segundo a pesquisa geram mais engajamento quando comparadas a imagens amadoras em baixa resolução. Ainda, ao combinar texto e imagem em um mesmo post, deve-se dar atenção especial à convergência entre o conteúdo escrito e a imagem escolhida, principalmente se a postagem for realizada no Twitter, onde a audiência olha com mais atenção para os textos.

Saber planejar as publicações com imagens em redes sociais pode ajudar gestores a melhorarem o engajamento do público com a marca. Dependendo das estratégias da empresa, o maior engajamento pode gerar leads*, mais boca-a-boca online e  mais vendas.

* leads = possível cliente, quando um indivíduo demonstra interesse pelos produtos e serviços da empresa. Fonte: Li, Y., & Xie, Y. (2020). Is a Picture Worth a Thousand Words? An Empirical Study of Image Content and Social Media Engagement. Journal of Marketing Research, 57 (1), 1-19