Por Victoria Vilasanti

No contexto de propaganda online, existem basicamente duas formas de anúncio: (1) as propagandas de display e (2) as propagandas nativas. As propagandas de display são aquelas que aparecem nas margens do website (nas barras superiores ou laterais). Já as propagandas nativas são aqueles conteúdos patrocinados por marcas que aparecem no feed dos usuários de forma mais natural, semelhantes a posts de conteúdo não patrocinados. A escolha do tipo de propaganda a ser utilizado depende do objetivo da campanha, uma vez que geram resultados diferentes. Enquanto a propaganda de display tem resultados mais positivos para gerar conhecimento de marca, a propaganda nativa tende a gerar maior taxa de cliques no link disposto. Então, se o objetivo da campanha é ganhar atenção e reconhecimento dos consumidores o gestor deve optar pelo primeiro tipo de anúncio. Por outro lado, se o objetivo do gestor é movimentar o tráfego no website, o segundo tipo de anúncio é mais recomendado.

Fonte:  Aribarg, A., & Schwartz, E. M. (2020). Native Advertising in Online News: Trade-Offs Among Clicks, Brand