Por Paulo Gomes 

#MarketingPróSocial #ProgramaRecompensa #Retenção #Incentivo

Entre as estratégias adotas pelas empresas para a aquisição de novos clientes estão os programas de recomendação. Nesses programas, esses benefícios são voltados quase que exclusivamente para a pessoa que recomenda, sendo que poucas vezes o novo cliente recebe benefícios. Contudo, uma pesquisa concluiu que a percepção de recompensa pode também estar atrelados ao desejo da pessoa de realizar uma boa ação e de ser bem vista em seus círculos sociais. Fazer com que seus amigos ganhem uma recompensa provoca sentimentos de bem-estar e realização pessoal no usuário inicial. Por isso, gestores que pensam em implementar programas de recompensa por meio de recomendações podem criar benefícios para o cliente que recebe a recomendação, já que estes estão mais interessados naquilo que vão receber ou ganhar ao se tornarem usuários do produto ou serviço recomendado. Desta forma, quem recomenda se realiza pelas motivações altruístas de perceber que está fazendo bem para seu amigo, e quem recebe a recomendação tem mais propensão a permanecer utilizando o serviço ou produto.

Fonte: Gershon, R., Cryder, C., & John, L. K. (2020). Why Prosocial Referral Incentives Work: The Interplay of Reputational Benefits and Action Costs. Journal of Marketing Research, 57(1), 156–172. https://doi.org/10.1177/0022243719888440