Resumo por Antonio

A indústria da moda de luxo muitas vezes aparece nas manchetes dos jornais por conta de atitudes ilegais, danos ambientais, entre outros comportamentos não responsáveis. Devido a sua relevância econômica e histórica, esses comportamentos têm uma alta repercussão também nas redes sociais e boca-a-boca dos consumidores.

Dessa forma, um grupo de pesquisadores recentemente analisou a propensão de consumidores repercutirem informações negativas sobre as marcas de luxo. Para tanto, realizaram uma série de estudos, onde foi possível observar que quando consumidores recebem informações de terceiros (ONGs, Mídia e imprensa) a respeito do comportamento incorreto das marcas, eles têm maior tendência em repercutir essas críticas do que quando as críticas são feitas a marcas de massa do mesmo setor.

Isso ocorre pois existe uma maior expectativa quanto ao comportamento das marcas de luxo do que das marcas de massa. Dessa forma, o estudo comprova que marcas de luxo devem estar mais atentas ao conteúdo que terceiros publicam a seu respeito do que marcas de massa, podendo ter comportamentos mais responsáveis e oferecer mais canais de diálogo com o consumidor para evitar o boca-a-boca negativo.

Fonte: Amatulli, C., De Angelis, M., Pino, G., & Guido, G. (2020). An investigation of unsustainable luxury: How guilt drives negative word-of-mouth. International Journal of Research in Marketing, 37(4), 821-836.