Por: Bruna C. Costa

Em alguns setores, por exemplo o automotivo, é comum que uma empresa lance novas versões de design para o mesmo carro. Um estudo procurou explorar porque alguns lançamentos de design de produto não fazem tanto sucesso quanto outros e verificou que características da marca e do segmento podem influenciar no sucesso do novo design. Os pesquisadores descobriram que marcas mais tradicionais e fortes costumam ter mais sucesso no lançamento de designs mais arrojados. Isso acontece devido à complexidade da análise que o consumidor processa mentalmente na combinação i) do valor de marca com ii) os atributos de design. Dessa forma, se o consumidor já conhece os valores de marca ele processa com mais facilidade os novos traços e funcionalidades do produto.

Portanto, se uma empresa com baixo valor de marca deseja lançar um novo design de produto é recomendado que ela foque em atributos de design comuns ao segmento que ela atende. Da mesma forma, marcas bem estabelecidas têm mais liberdade para criar traços de design inovadores, os quais, a longo prazo, são responsáveis por reforçar ainda mais os valores de marca.

Fonte: Heitmann, M., Landwehr, J. R., Schreiner, T. F., & van Heerde, H. J. (2020). Leveraging Brand Equity for Effective Visual Product Design. Journal of Marketing Research, 57(2), 257–277. https://doi.org/10.1177/0022243720904004