Por Alessandra Gomes

O uso de produtos ecológicos pode melhorar a experiência de consumo e fazer com que a intenção de compra e/ou recompra seja maior do que se comparado ao uso de produtos convencionais. Esse sentimento é ainda mais perceptível quando os produtos sustentáveis são utilizados na prestação de serviços, como o uso de talheres sustentáveis em restaurantes, aumentando o prazer na alimentação. Isso porque, o atributo ecologicamente correto transmite sensações de bem-estar ao consumidor, além do efeito social de estar utilizando de produtos que de alguma forma minimizam impactos ambientais.

O estudo aponta que mesmo que o consumidor não tenha comprado o produto ecológico, o seu uso provoca um sentimento de satisfação por contribuir com a sustentabilidade, tornando o consumo mais agradável. Assim, o simples uso de um produto verde leva os consumidores a perceberem que eles são mais valorizados pela sociedade por essa atitude.

Além de estimular a recompra devido à satisfação com o consumo sustentável, gestores podem aumentar a quantidade de informações disponíveis ao longo da jornada de compra deixando explícito que o produto possui características sustentáveis. Isso pode influenciar outras pessoas a comprarem o produto, antecipando o prazer de consumi-lo.

Fonte: Tezer, A., & Bodur, H. O. (2020). The Greenconsumption Effect: How Using Green Products Improves Consumption Experience. Journal of Consumer Research, 47(1), 25-39.