Por Paulo Gomes

É inegável que a tecnologia auxilia muito o setor do varejo. Fatores tecnológicos estão presentes desde o processo de produção, passando pela distribuição e a própria venda do produto para o consumidor final. Contudo, uma recente análise do avanço tecnológico e dos seus efeitos no varejo também identificou que todo esse avanço distância o consumidor da marca. Com isso, o consumidor fica menos propenso a comprar maiores quantidades de um produto ou pagar mais por isso. Então, os autores do estudo sugerem que a própria tecnologia seja usada como fator de aproximação do produtor com o consumidor, e criação de relacionamento. As tecnologias de informação e de comunicação, por exemplo, podem ser usadas para criar canais de interação e identificação entre funcionários da produção e o consumidor final, aumentando assim a interatividade e a identificação mútua de todos os envolvidos no processo de produção e compra. Por exemplo, um fabricante de café pode inserir na sua embalagem um QR code que mostra a história dos produtores.

Fonte: van Osselaer, S. M. J., Fuchs, C., Schreier, M., & Puntoni, S. (2020). The Power of Personal. Journal of Retailing, 96(1), 88–100.