Por Franciele Manosso

As empresas estão se preocupando cada vez mais com o impacto do conteúdo postado por seus consumidores, principalmente, quando uma recomendação se torna tão popular que todos a comentam, curtem e compartilham. E, por que isso acontece? Porque, quando lemos as recomendações daqueles que consumiram o produto podemos perceber a presença de emoções no compartilhamento dessas experiências. Porém, será que todos os comentários impactam o nosso consumidor da mesma maneira? Em pesquisa recente descobriu-se que a presença de conteúdos emocionais torna a recomendação popular, somente, se a experiência compartilhada tiver relação com o consumo de um produto hedônico. Ou seja, a recomendação torna-se mais útil e, também, mais verdadeira quando os leitores observam a existência de emoções no conteúdo do comentário, caso esses se relacionem com o compartilhamento de experiências de viagem, por exemplo. No entanto, caso um produto utilitário (ex. microondas) receba comentários com conteúdo emocional os outros leitores tendem a não acreditar e não comprar o produto.

Texto Produtos Utilitários para linkar: http://pontedomarketing.com.br/2017/07/21/quando-excluir-comentarios-que-elogiam-seu-produto/

Rocklage, M. D., & Fazio, R. H. (2020). The Enhancing Versus Effects of Positive Emotion in Consumer Reviews. Journal of Marketing Research, 57(2), 332-352.