Por: Djonata Schiessl

Realizar as tarefas do dia a dia sem celular parece impossível, pois os smartphones oferecem várias ferramentas que auxiliam no trabalho, estudos e lazer. De acordo com o site Época negócios (2020) estima-se que existem cerca de 230 milhões de aparelhos ativos no Brasil, com isso surgem algumas questões em relação a mudança no comportamento dos usuários.  Por exemplo, será que o smartphone altera a forma como as pessoas compartilham conteúdo sobre elas mesmas?

Cientistas da Universidade da Pensilvânia analisaram aproximadamente 400 mil postagens em redes sociais e descobriram que as pessoas tendem a usar uma linguagem mais íntima e divulgam mais experiências privadas e embaraçosas quando postam pelo celular ao invés do computador. Isso acontece devido a conexão pessoal com o smartphone, que surge quando conversamos com a família e amigos, esse vínculo gera mais conforto para compartilhar coisas pessoais.

Para os gestores de marketing, esse estudo aborda uma nova perspectiva para a geração de conteúdo online, reviews de produtos e criação de anúncios. Para que eles sejam mais efetivos, é ideal que o conteúdo seja mais detalhado e tenha um apelo pessoal e íntimo. Este tipo de conteúdo aumenta a persuasão e as vendas para usuários de smartphones, principalmente para produtos mais íntimos. 

Fonte: Melumad, S., & Meyer, R. (2020). Full Disclosure: How Smartphones Enhance Consumer Self-Disclosure. Journal of Marketing, 84(3), 28-45.

Fonte da reportagem: 

https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2019/04/brasil-tem-230-milhoes-de-smartphones-em-uso.html