Por Fernanda Corá

Se o produto promete resultados rápidos, como um remédio para dor de cabeça, usar anúncios de antes e depois é positivo. O uso de anúncios que comparam o antes e depois de uma situação é muito comum no mercado, mas essa pesquisa nos mostrou que uma comparação simplista nem sempre é percebida com credibilidade e pode não ter o efeito persuasivo desejado.

Para consumidores céticos ou quando o resultado deve demorar para aparecer, como é o caso de programas de emagrecimento, anúncios que apresentam o processo entre esse antes e depois têm maior credibilidade. Mas encher o anúncio de informações não vai gerar mais resultados, pois persuasão desse tipo de anúncio vem justamente da simulação do processo.

Portanto, produtos diferentes exigem abordagens diferentes. Prometer uma mudança pode ser bastante efetivo, mas o cliente precisa perceber credibilidade na promessa do anúncio.

Fonte: Cian, L., Longoni, C., & Krishna, A. (2020). Advertising a Desired Change: When Process Simulation Fosters (vs. Hinders) Credibility and Persuasion. Journal of Marketing Research, 57(3), 489-508.